Friday 20 September 2013

Photofagia: Modelar o barro, dar forma à vida

outras palavras
http://outraspalavras.net/destaques/photofagia-modelar-o-barro-dar-forma-a-vida/

Photofagia: Modelar o barro, dar forma à vida

Facebook60Twitter4Google+0Pinterest0LinkedIn0Email
OlariasOutrasPhotofagias1
Interior do Chile: comunidades vêem em cerâmicas cooperativas (e em formas ancestrais de colaboração) caminho para enfrentar especulação imobiliária e “progresso”?
Por Letícia Freire
O galo começou a cantoria antes do sol. Algumas palavras ainda vagarosas eram trocadas pelos cômodos enquanto o café, preparado pelas mãos de dona Martina, exalava sua fragrância característica. Era hora de despertar, de começar o dia.
Todos da casa, sem exceção, trabalhavam na olaria comunitária. A decisão de unir-se por meio de uma cooperativa veio das sérias dificuldades financeiras que os artesãos estavam enfrentando em decorrência da especulação fundiária em Quinta de Loreto, Chile.
Sem recursos para resistir à voracidade do sistema atual, que engole tradições e costumes originários sem pudor, muitos já haviam vendido suas olarias e casas, abandonado a atividade e se mudado para Valparaíso.
O êxodo, não espantosamente, levou grande parte dos jovens consigo. Em coletivo, contudo, eles conseguiam encontrar certo equilíbrio de forças entre mercados alternativos e mais conscientes.
O bom humor que dava o tom da jornada e amenizava a realidade de luta. Momentos de concentração intensa se mesclavam com piadas, nos intervalos publicitários da rádio local, que tocava músicas folclóricas populares.
A destreza das mãos, ferramenta central do trabalho, produzia peças utilitárias e decorativas. O barro, ao mesmo tempo matéria e fundamento, parecia reconhecer certo destino curvilíneo na prancha giratória. O tempo do trabalho, tão dominador das relações sociais da modernidade, ganhava outros contornos, outro sentido.
A valorização de suas tradições e modos de produção saíam do forno exalando o mesmo perfume do café da manhã.

OlariasOutrasPhotofagias2
OlariasOutrasPhotofagias3
OlariasOutrasPhotofagias4
OlariasOutrasPhotofagias5
OlariasOutrasPhotofagias6
OlariasOutrasPhotofagias7

No comments:

‘Yearning for a more beautiful world’: Pre-Raphaelite and Symbolist works from the collection of Isabel Goldsmith

https://www.christies.com/features/pre-raphaelite-works-owned-by-isabel-goldsmith-12365-3.aspx?sc_lang=en&cid=EM_EMLcontent04144C16Secti...