Tuesday 17 January 2012

VÍRGULA: filmes sobre ambiente

fonte - http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/diversao/2010/06/05/250625-dia-mundial-do-meio-ambiente-listamos-10-bons-filmes-verdes



Hoje é dia de (re)pensar os cuidados que você está tendo com a natureza. Neste sábado, dia 5, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que serve de alerta para todos melhorarem o mundo.

Vale lembrar a difícil situação mundial em relação ao uso dos 2,5% de água doce disponíveis no planeta, o assustador aumento do aquecimento global e consequentes catástrofes que tem acontecido com tornados, enchentes, tsunamis. 

Para comemorar o dia e tentar contribuir para a conscientização, o Virgula Diversão lista 10 filmes e/ou documentários com alertas interessantes para você entender o que está acontecendo no momento em que vivemos e as suas origens: 

AVATAR

Para começar, nada melhor do que citar o filme de 500 milhões de dólares, que concorreu ao Oscar e conquistou o mundo todo. James Cameron passou dez anos desenvolvendo uma tecnologia para apresentar sua mensagem eco-consciente. Avatar conta a história de Jake Sully (Sam Worthington), um ex-fuzileiro naval e tetraplégico que é contratado pela RDA para participar do projeto AVATAR no planeta chamado Pandora. Lá vive uma espécie chamada Na’vi, humanóides azulados e com três metros de altura, que vivem em harmonia com a natureza, como eram os índios há muito anos. À medida que ele se infiltra na cotidiano, costumes e crenças do povoado, sua consciência vai mudando. 

 


UMA VERDADE INCONVENIENTE

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, derrotado por Bush nas eleições presidenciais dos EUA em 2000, apresenta uma análise da questão do aquecimento global desde a década de 70, os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. O filme é tão assustador quanto urgente, não à toa levou o Oscar de Melhor Documentário em 2007. Ainda não viu? Corre pra ver!

 


WALL-E

Uma das mais belas animações já feitas e um dos melhores filmes que abordam as questões críticas do mundo - tudo com muita poesia. Wall-E, o robozinho em questão, é programado para limpar o Planeta, um cubo de lixo de cada vez, e coleciona objetos que encontra durante o seu "serviço". Já meio triste com o cotidiano, encontra uma nova razão para viver quando conhece uma robô de busca de alto design chamada Eva. Durante essa jornada ao encontro dele, Wall-E passa por inúmeras situações que mostram o porquê do mundo ter se perdido em lixos e catástrofes. O filme levou o Oscar de Melhor Animação, além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Roteiro Original, Melhor Som, Melhor Edição de Som, Melhor Canção Original ("Down to Earth") e Melhor Trilha Sonora.

 


MEAT THE TRUTH - UMA VERDADE MAIS QUE INCONVENIENTE

O documentário, feito pelo Partido dos Animais da Holanda, é uma resposta ao filme de Al Gore, citado acima, que mostra as causas do aquecimento global, poluição, mas deixa a questão da pecuária de lado (por motivos políticos). "Juntos devemos identificar os maiores emissores de gases do efeito estufa. O que vocês acham? Quais são as fontes de emissões dos gases do efeito estufa. Carros... ônibus... Todos disseram a mesma coisa, mas ninguém ganhou um prêmio (Nobel). Porque esquecemos um fator muito importante: 18% das emissões de gases no mundo são causadas pela pecuária. Isso pode surpreender vocês. Animais de fazenda, 18%! E adivinhem qual o percentual das emissões causadas pelos transporte? 13%". Surpreendente, não? Ficou curioso? Dá pra assistir ao filme todo aqui abaixo:

 


O PLANETA

No maior projeto de documentário já realizado na Escandinávia, as equipes de filmagem viajaram durante dois anos por vinte e cinco países e entrevistaram um grande número de cientistas, a fim de investigar as verdades e mentiras sobre as alarmantes mudanças climáticas, que muitos afirmam já estar ocorrendo no mundo. Para além dessas mudanças, o filme trata da Terra e as modificações globais que o planeta está experimentando atualmente. É dirigido por Michael Stenberg, Linus Torrel, Johan Söderberg.

 


TERRA

O filme ecológico e ambiental da Disney - que teve 5 anos de produção, 200 locações em 26 países, mil horas de filmagens e 250 dias de fotografia aérea - conta a história de três famílias em uma viagem pela Terra para dar uma aula sobre os seres vivos e a natureza.

 


SYRIANA - A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO

O filme de Stephen Gaghan, que rendeu a George Clooney o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, foi o primeiro a ter suas emissões de carbono totalmente neutralizadas. O filme conta histórias entrelaçadas que revelam as conseqüências de uma rede de conspiração e corrupção na industria internacional de petróleo. Um funcionário devotado descobre a verdade sobre o trabalho que vem desenvolvendo durante toda a sua vida na CIA. Um negociante de petróleo passa por uma tragédia familiar e encontra redenção numa parceria com um príncipe idealista do Golfo. Um advogado corporativo enfrenta um dilema moral durante a fusão de duas empresas petroleiras nos EUA. Todos esses personagens envolvidos nesse complexo sistema não têm consciência do impacto de suas decisões sobre o mundo.

 


A ÚLTIMA HORA

O ex-primeiro ministro soviético Mikhail Gorbachev, o cientista Stephen Hawking, o ex-chefe da CIA R. James Woolsey e autoridades em sustentabilidade como William McDonough e Bruce Mau são alguns dos nomes entrevistados no documentário sobre ecologia e vida no planeta. São 50 cientistas, pensadores e líderes que apresentam fatos e discutem os principais temas com que hoje o mundo precisa lidar. A produção descreve o último momento em que ainda será possível mudar o rumo da história, o modo como a humanidade chegou até aqui, como o ser humano vive, o impacto que isso provoca sobre o ecossistema e o que se pode fazer para mudar esse quadro. A narração é de Leonardo DiCaprio, também produtor e roteirista do filme.

 


QUEM MATOU O CARRO ELÉTRICO?
Em 1996 ele surgiu nas estradas da Califórnia. Era o carro mais rápido e mais eficiente já construído. Funcionava à eletricidade, não emitia poluentes e colocou a tecnologia americana no topo da indústria automotiva. Mas muita gente ficou realmente incomodada e esses carros foram destruídos. Especialistas, consumidores, ambientalistas, políticos, diretores envolvidos e até estrelas de cinema deram suas versões. Quem Matou o Carro Elétrico? é a verdadeira autópsia que revela os culpados deste crime contra a humanidade e a tecnologia.
*

No comments:

‘Yearning for a more beautiful world’: Pre-Raphaelite and Symbolist works from the collection of Isabel Goldsmith

https://www.christies.com/features/pre-raphaelite-works-owned-by-isabel-goldsmith-12365-3.aspx?sc_lang=en&cid=EM_EMLcontent04144C16Secti...