Sunday 27 October 2013

Conheça Uma e Três Cadeiras, de Joseph Kosuth

univewrsia
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/04/24/925235/conheca-uma-e-tres-cadeiras-joseph-kosuth.html


Conheça Uma e Três Cadeiras, de Joseph Kosuth

24/04/2012
A obra de arte escolhida hoje para o projeto Um Pouco de Arte para sua Vida é do artista conceitual americano Joseph Kosuth


imagen-relacionada
Crédito: Wikipédia

O projeto Um Pouco de Arte para sua Vida homenageia hoje a obra Uma e Três Cadeiras, do artista americano Joseph Kosuth. O artista criou, no ano de 1970, no MoMa, uma "Informação", exposição de arte conceitual que tinha como objetivo colocar a arte como fonte de informações, e não como concepção estética.


» Confira a lista de todas as obras de arte

» Sobre o projeto "Um pouco de arte para sua vida"


A contribuição de Kosuth para a "Informação" foi essa obra. O autor explicou que a expressão da obra está na ideia, e não na forma. Para ele, as formas são apenas um artifício a serviço da ideia. A obra contém três formas de uma cadeira: a dobrável, comum; uma fotografia em prata coloidal de uma cadeira e a imagem aumentada de uma definição de algum dicionário sobre a palavra "cadeira".

A obra tem como objetivo estimular o espectador com a ideia física, representativa e verbal do objeto. O artista questiona como as representações e relatos de um tema se relacionam com esse tema propriamente dito, além de explorar como essas relações são compreendidas e se determinada forma tem mais valor que outra.

Kosuth pede ao espectador que analise como a arte e a cultura são forjadas por meio da linguagem e dos significados, ao invés de ser forjada por meio da beleza e do estilo.


3 detalhes de Uma e Três Cadeiras se destacam:

1. Cadeira:

A cadeira de madeira usada pelo artista é um exemplo comum tirada de seu contexto usual e recolocada no ambiente de um museu. Dessa maneira, a cadeira é privada de sua função utilitária e ganha um novo significado: um objeto de arte para contemplação.


2. Fotografia de uma cadeira:

A fotografia em preto e branco tem a função de despertar questionamentos importantes a respeito da verdade e da imitação do espaço de um museu. Trata-se de uma foto da mesma cadeira que está sendo exposta e também reflete uma nova abordagem da fotografia na década de 1960.


3. Definição de cadeira:

Kosuth foi um dos primeiros artistas a investigar a natureza linguística da proposta artística. As palavras têm o poder de criar conhecimento e entendimento, sobretudo pela maneira como estão apresentadas. Quando lemos a definição do dicionário para a palavra "cadeira", talvez essa seja rapidamente relacionada com uma das figuras disponíveis para apreciação - a foto ou a própria cadeira - no entanto, te maneira isolada, a definição pode evocar experiências pessoais com outras cadeiras.

Uma e Três Cadeiras


Ficha Técnica - Uma e Três Cadeiras:


Autor: Joseph Kosuth
Onde ver: MoMa, Nova York, EUA
Ano: 1965
Técnica: Madeira e Fotografia em prata coloidal
Tamanho: 82cm x 38cm x 53cm (cadeira)
91cm x 61cm (fotografia)
61cm x 61 cm (painel com texto)
Movimento: Arte Conceitual




No comments:

‘Yearning for a more beautiful world’: Pre-Raphaelite and Symbolist works from the collection of Isabel Goldsmith

https://www.christies.com/features/pre-raphaelite-works-owned-by-isabel-goldsmith-12365-3.aspx?sc_lang=en&cid=EM_EMLcontent04144C16Secti...